A inteligência emocional, segundo Daniel Goleman e outros estudiosos do ramo, é mais importante do que nunca no mercado de trabalho. As empresas estão buscando não apenas as melhores graduações ou formações acadêmicas, mas estão exigindo cada vez mais que essas pessoas sejam fortes em inteligência emocional.
Claro que as habilidades técnicas são bem importantes também, mas hoje em dia é necessário ter algo a mais…e esse algo a mais se refere às habilidades interpessoais…..
Normalmente as pessoas são admitidas por competências técnicas e demitidas por inabilidades emocionais e de relacionamento.
As principais habilidades procuradas pelas empresas são: trabalhar em equipe; ter comunicação clara e eficaz com todos a sua volta, o que requer empatia e a capacidade de entender o que a outra pessoa sente e pensa; ter boa adaptação às mudanças, afinal de contas, vivemos numa era de transformações constantes; boa interação com uma grande variedade de pessoas e pensar claramente com capacidade de resolver problemas sob pressão.
Ufa!!!!
Precisamos cada vez mais ter super poderes….você pode estar pensando…..não basta eu estudar, me aperfeiçoar academicamente na minha profissão, exercer com responsabilidade e comprometimento?????
O presidente da China disse para o formandos da principal escola técnica daquele país: O QUE VOCÊS PRECISAM AGORA É DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL!
Não temos como escapar…se quisermos sucesso no mundo profissional, precisaremos nos dedicar a correr atrás de conhecimento e treino para reforçar nossas habilidades emocionais e sociais.
Não tem como pensar numa pessoa de sucesso sem que ela tenha grandes recursos de autogestão emocional para enfrentar as turbulências que possam aparecer pelo caminho, tão pouco pensar nela sem automotivação e autoconfiança……e imagina um líder na atualidade que não entende seus liderados???? Como fazer para que sua equipe entenda e se adapte às constantes mudanças de humor do mercado??? Como reter talentos, não apenas com a remuneração financeira????
São novos tempos para gerir e a boa nova é que é possível nos treinar para sermos emocionalmente mais inteligentes…..
- Comece por aprender a se observar…..observe o que pensa e o que sente, esteja cada vez mais consciente e fora do piloto automático.
- Ouça mais as pessoas que estão ao seu lado para balizar suas decisões….veja bem…não para abrir mãos dos seu valores e desejos, mas para tornar mais fácil a interação entre todos.