A superação que existe em cada um de nós!

Alguns significados da palavra SUPERAR: dar a volta por cima, aceitar algo ou alguém como é. Ato de igualdade. Ir além dos limites, fazer muito mais do que o esperado, ultrapassar o normal.

E eu acrescento que superar é aprender com os erros e acertos. É se permitir errar como parte do aprendizado da vida e não como algo que precisa ser punido, repleto de autocríticas e culpas.

Já a resiliência é definida pela nossa capacidade de dar novas respostas aos problemas, de avançar, apesar dos obstáculos, de aprender em situações adversas sem que isso comprometa nosso equilíbrio físico e mental.

Em muitos momentos, cada um de nós vai experimentar o gosto amargo de uma perda, de um conflito, de uma decepção…

E, precisamos utilizar estes dois recursos para ir em frente: SUPERAÇÃO e RESILIÊNCIA.

Superar antigos padrões comportamentais que nos inibem de experimentar o novo, ter a consciência de que todas as experiências tem algo para nos manter no jogo da vida e que, para irmos construindo o nosso ambiente externo e interno produtivo e próspero é fundamental passarmos rapidamente pelas adversidades encontradas pelo caminho.

Encarar os obstáculos como se fossem trampolins para outro patamar, para outra forma de viver é uma arte que pode ser mentalmente treinada. O nosso cérebro é capaz de produzir um estado de prazer quando superamos as dificuldades e, ao invés de produzir um estado mental debilitante, com culpas, incapacitações e rancores, produzir algo que nos impulsione para dar os próximos passos.

É incrível o que acontece quando desenvolvemos a resiliência, a cada vez que avançamos, mesmo diante de adversidades e nos sentimos bem, vamos nos tornando cada vez mais aptos a dar novas repostas às situações,  vamos criando a habilidade de perceber os fatos com neutralidade, observando nossas emoções e os nossos pensamentos, que normalmente vem em forma de julgamento, se isso é bom ou ruim, de maneira mais racional e produtiva. É como se nos dissociássemos do pensamento e, como observador neutro, criássemos uma maneira mais elevada de avaliar a situação e responder a ela.

Segundo pesquisas, cérebro humano pode desenvolver, via treinamento mental, como as práticas meditativas, por exemplo, mais habilidade de superação e resiliência, pois, como ele não identifica realidade de fantasia, ao nos proporcionarmos uma indução mental em estados meditativos, vamos gradualmente gerando um estado físico, mental e emocional mais predisposto à compaixão, ao senso de bem estar e à produção de satisfação e alegria.

Hoje em dia podemos sugerir que os estados emocionais produtivos podem ser treinados, assim como fazemos com nosso físico, através de exercícios; com nosso organismo, através da reeducação alimentar; nossas emoções e pensamentos que geram nosso comportamento, também merece nossa atenção!

Kelly Freire
Neurocoach