Menu

Inteligência emocional nos relacionamentos

Um dia eu estava numa sessão de coaching e a minha coachee me questionou o seguinte:

Kelly, será que ser tão positiva pode nos fazer mascarar as coisas ruins das pessoas ou das situações????

Beeemmmm….essa pergunta me fez refletir muito e eu quis trazer para vocês esse tema, até para saber a sua opinião…..

Eu tenho várias crenças que fortalecem o meu lado positivista…..

Uma delas me diz que em tudo há o lado bom e ruim….claro e obscuro….ônus e bônus, como costumo dizer frequentemente…..e….negativo e positivo….

coracoes

A ciência e até o senso comum nos mostram que quanto mais colocarmos a atenção em algo, maior ele fica…..se nos sintonizarmos com o medo, com o perigo, com os ressentimentos, eles, certamente terão um espaço muito grande em nossa vida.

É claro que todos nós iremos, em algum momento ter pensamentos e sensações perturbadores, infelizes ou depressivos…..quando eu afirmo que ser positivo é uma das únicas formas de encontrarmos um equilíbrio, significa que, mesmo diante de situações muito constrangedoras, ruins e até traumáticas, quanto mais desenvolvermos a habilidade de focar deliberadamente nos pontos fortes e positivos, bem como nas soluções, nós teremos mais flexibilidade no pensar e no agir.

E a flexibilidade promove expansão de ideias, faz com que novas possibilidades se apresentem e isso, significa LIBERDADE.

Esta coachee me questionou especificamente a respeito dos relacionamentos afetivos, e neste caso, eu reafirmo ainda mais a teoria acima…..se você pretende ter um relacionamento cheio de cupins (reações emocionais negativas e repetitivas que debilitam qualquer relação) o caminho é começar agora a observar os pontos negativos…..se é que você já não começou…..

Agora se você quer ter uma relação afetiva saudável, eu sugiro duas coisas de suma importância: primeiro decida exatamente o que você quer experimentar de um relacionamento….defina criteriosamente alguns pontos essenciais, tenha plena consciência de quais são suas expectativas e vontades, não para cobrar um impor, mas para EXPOR. E aqui eu vejo um ponto muito interessante….porque diferencia positividade de assertividade……porque vc pode estar sendo positivo e pouco assertivo no expor sua ideias…….e no momento que você se torna positivo e assertivo, certamente ficará muito mais atraente e eficaz para resolver divergências nos relacionamentos.

8839468-i-love-you-hd

E segundo, treine seu olhar para observar o que há de bom…..não para ser passiva ou excessivamente permissiva, mas para que o seu cérebro produza maior clareza e flexibilidade e isso a ajude em fortalecer o elos saudáveis da relação.

Agora…..se você está num relacionamento e não consegue encontrar nada de bom, ou muito pouco….é hora de usar sua sabedoria interna para que ela lhe mostre o melhor caminho!!!!

Eu não sei como viver diferente…..eu apenas observo, e com bastante frequência, que as pessoas negativas, ou como se chamam: realistas, tendem a não concluírem seus projetos, vivem em conflitos intermináveis, ressentem-se por qualquer coisa, vislumbram poucas alternativas, enfim……adoecem e não aproveitam o que a vida pode lhes trazer de bom.

A minha ideia é que eu não tenho total certeza que ser otimista ou pessimista, positiva ou negativa me trará resultados muito melhores….mas é certo que, optando por ser otimista e positiva, eu terei muitas histórias legais para contar aos meus netos……..


Deixe seu comentário: