A Tríade do BEM-ESTAR

Eu acredito que todos os seres humanos buscam se sentir bem. Sentir-se bem consigo mesmo, sentir-se bem com o que faz, sentir-se bem com o seu corpo, sentir-se bem com as suas escolhas, enfim, sentir-se bem pelo simples fato de estar vivo.

banner2

E, às vezes, isso pode se tornar uma busca sem fim, pois, quase sempre, buscamos algo lá fora que nos satisfaça e traga consigo a nossa felicidade.

Incrivelmente, a ciência está comprovando, segundo Richard Davidson, que o bem-estar está muito mais próximo de cada um de nós do que podemos imaginar.  Após pesquisas, ele chegou à conclusão de que, para nos sentirmos bem, precisamos apenas de três ingredientes: 1. Equilíbrio emocional; 2. Atenção plena; 3. Generosidade.

O equilíbrio emocional está ligado à capacidade de as pessoas voltarem ao estado de calma, controle e tranquilidade, logo após serem submetidas a situações estressantes. Quanto mais rápido retornarmos ao nosso “eixo”, menos debilitações serão geradas em nosso sistema mental, físico e emocional. Essa habilidade, de ter equilíbrio emocional, pode perfeitamente ser treinada, por meio de práticas como a meditação, por exemplo.  Ao meditar, vamos gradualmente produzindo uma conexão com o Eu Superior, com a parte mais suprema de nossa existência, além de, comprovadamente, alterar fisicamente regiões cerebrais responsáveis pela compaixão e felicidade. Qualquer pessoa, com conhecimento prévio sobre meditação ou não, pode se tornar praticante e fazer uso desse mecanismo que produz relaxamento, melhora do humor, capacidade de concentração e melhora da memória, além dos efeitos benéficos ao organismo, como, por exemplo: a regulação do sistema imunológico e a redução da pressão arterial e níveis de cortisol (hormônio do estresse). E, ainda, é muito efetiva no controle da ansiedade, enxaqueca, depressão e dores crônicas. Uma excelente maneira para treinar o nosso equilíbrio emocional.

Já a atenção plena é a capacidade de estar com a mente exatamente onde você está. Temos uma tendência enorme de estar fisicamente em algum lugar, realizando determinada tarefa, e deixar a mente divagar pelo tempo e espaço, mas isso faz com que ocorra a perda de energia interna e redução nossos níveis de satisfação. O mesmo acontece quando permitimos que a nossa mente se torne muito ruidosa, com queixas, preocupações, julgamentos improdutivos, também, perdemos a capacidade de foco e atenção plena. É preciso realizar uma limpeza mental rotineiramente para nos dissociar de pensamentos obsessivos improdutivos. É comprovado pela ciência que nosso cérebro é capaz de ter a atenção direcionada somente a um alvo por vez, mesmo que, no mundo atual, a nossa “realidade” nos faça estar em vários lugares, fazendo muitas coisas ao mesmo tempo. Quanto maior a nossa entrega ao momento presente, sem ruídos mentais, maiores serão nossos níveis de satisfação por estarmos ali.

E quanto à generosidade? O que dizer dela? Só quem nunca experimentou seu “sabor” pode ficar em dúvida se isso funciona mesmo. Refiro-me a um nível de generosidade que ultrapassa o simples ato de doar algo material a alguém, a generosidade que acredito passa por aprendermos a ser generosos conosco em primeiro plano, amando-nos como somos, aceitando-nos e permitindo-nos seguir nossas vontades. Para que, consequentemente, possamos nos doar intensamente ao outro, doar nosso amor, doar nosso carinho, nossa atenção e nossa alegria de viver. Quer sensação melhor do que propiciar ao próximo que ele se sinta bem, primeiramente pela sua presença e, em seguida, por algo que você esteja fazendo por ele? Este exercício pode ser feito todos os dias, apreciando algo de bom em sua vida, no mundo e nos outros, sendo grato pelo ar que respira e pelos motivos que o fazem seguir o seu caminho. Uma prática que, certamente, pode tornar o mundo um lugar muito melhor de se viver.

O que chamei de tríade do bem-estar – equilíbrio emocional, atenção plena e generosidade – pode tornar a nossa vida algo realmente intenso e precioso. Sem desperdícios de energia, essas práticas nos treinam para a felicidade e para o amor, que tanto nos abastecem de plenitude e satisfação.

Kelly Freire
Neurocoach